A Formação de Profissionais Holísticos e Agroecológicos por meio de Contribuições Interdisciplinares

Autores

  • Dirk Claudio Ahrens Iapar
  • Selma de Barros Ahrens Cescage

Palavras-chave:

agroecologia, agricultor familiar, engenheiro agrônomo, interdisciplinaridade, relações humanas

Resumo

Na atualidade surgem incertezas sobre a capacidade dos cursos de Agronomia promover educação que possibilite aos futuros Agrônomos de perceberem o seu papel profissional inseridos na sociedade e na sua realidade de trabalho. Os objetivos do trabalho foram estudar a formação do Engenheiro Agrônomo sob um olhar interdisciplinar e agroecológico, e correlacionar a sua atuação como educador nas práticas agroecológicas. Neste estudo não houve a intenção de impor idéias, sendo que a construção desta caminhada indicou possíveis alternativas para que a interdisciplinaridade, a agroecologia e as relações humanas sejam entendidas e valorizadas na formação do Engenheiro Agrônomo face às mudanças, necessidades e realidades do espaço agrário brasileiro.

Biografia do Autor

  • Dirk Claudio Ahrens, Iapar
    Formado em agronomia, mestre e doutor em tecnologia de sementes pelas Federal de Pelotas e PR. Atuallider do programa de agroecologia do IAPAR
  • Selma de Barros Ahrens, Cescage
    MSc, professora do curso de agronomia, veterinaria e administraçao do Cescage Centro Superior de Ensono dos Campos Gerais, Ponta grossa PR

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2