Mercado de Produtos Hortícolas Orgânico para a Cidade de São Paulo

Autores

  • Priscila Terrazzan
  • Pedro José Valarini Embrapa - Meio Ambiente

Palavras-chave:

Agricultura Orgânica, Distribuidores, Hortaliças.

Resumo

O presente artigo discorre sobre as características mercadológicas da distribuição dos produtos hortícolas orgânicos. Através da revisão teórica analisaram-se as formas de comercialização e distribuição e construiu-se um formulário que foi aplicado em oito distribuidoras destes produtos para a cidade de São Paulo. Os resultados permitiram constatar que as distribuidoras são agentes fundamentais para os agricultores darem vazão à sua produção, pois centralizam grande parte da comercialização. As empresas distribuidoras estão situadas à no máximo 70 km da cidade de São Paulo e fornecem para diferentes setores do comércio paulistano. Mas, o setor supermercadista é o mais representativo na comercialização de produtos orgânicos através de distribuidoras. As empresas pesquisadas buscam trabalhar com o desenvolvimento da cadeia de suprimentos como um todo, assim como, procuram soluções com seus clientes e fornecedores.

Biografia do Autor

  • Priscila Terrazzan
    engenheira agrônoma, mestranda em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos – Embrapa Meio Ambiente. Endereço Residencial: Rua João Pimenta, 105 apto 31, CEP: 07436-040, bairro Alto da Boa Vista, São Paulo, SP. Telefone: (11) 9438-3571
  • Pedro José Valarini, Embrapa - Meio Ambiente
    engenheiro agrônomo, pesquisador Dr. em Fitopatologia e Pós-Doutorado em Microbiologia do Solo – Embrapa Meio Ambiente Rod. SP 340 Km 127,5 Bairro Tanquinho Velho – 13.820-000 – Jaguariúna, SP. (19) 3311-2666.

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Publicado

2009-12-31