A comercialização do pinhão de Araucaria angustifolia no Distrito de Taquara Verde, município de Caçador-SC.

Autores

  • Camila Vieira da Silva NPFT/UFSC e DESMA/PGDR/UFRGS
  • Lovois de Andrade Miguel UFRGS
  • Maurício Sedrez Reis UFSC

Palavras-chave:

Produto florestal não madeireiro, Araucaria angustifolia, comercialização

Resumo

Os produtos florestais não madeireiros (PFNM) têm sido uma alternativa para pequenos agricultores como adicional de renda em áreas com remanescentes florestais e também em sistemas agroflorestais. Este estudo aborda aspectos da comercialização do pinhão, um dos principais PFNM da Floresta Ombrófila Mista, no distrito de Taquara Verde, no município de Caçador-SC. Os resultados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas com diversos atores envolvidos com a comercialização do pinhão. Este canal de comercialização caracteriza-se na região pela presença de muitos intermediários e pela presença de atores com papéis múltiplos. Os resultados demonstraram o elevado potencial do pinhão em aliar a conservação da araucária com uma fonte alternativa de renda.

Biografia do Autor

  • Camila Vieira da Silva, NPFT/UFSC e DESMA/PGDR/UFRGS
    Eng. Agronôma, Mestre em Recursos Genéticos Vegetais, UFSC e doutorando em Desenvolvimento Rural da UFGRS.
  • Lovois de Andrade Miguel, UFRGS
    professor Adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em especial atuando no Departamento de Ciências Econômicas e no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR)
  • Maurício Sedrez Reis, UFSC
    Professor do Departamento de Fitotecnia da Universidade Federal de Santa Catarina, atuando no curso de Agronomia e no Programa de Pós Graduação em Recursos Genéticos Vegetais e Cooredenador do Núcleo de Pesquisa em Florestas Tropicais da UFSC.

Downloads

Publicado

2009-12-31