Mesofauna Associada ao Cultivo do Vimeiro no Planalto Catarinense

Autores

  • Rafael Luis Philippus CAV-UDESC
  • Joatan Machado da Rosa CAV - UDESC
  • Marcelo Zanelato Nunes CAV - UDESC
  • Mari Inês Carissimi Boff CAV - UDESC

Palavras-chave:

insetos, biodiversidade, vime, sistema de cultivo

Resumo

No Planalto Serrano Catarinense o vime é tradicionalmente cultivado por pequenos agricultores. Recentemente a demanda por peças em artesanato fino afetou o sistema de cultivo pela introdução de insumos industrializados e práticas com conseqüências para a mesofauna. Este trabalho objetivou realizar levantamento dos insetos associados ao vimeiro cultivado sob o sistema agroecologico. O levantamento foi conduzido entre o período de agosto de 2008 a abril de 2009 em dois vimais identificados como Unidades de Observação (UOs). Na UO2 o manejo das plantas espontâneas ocorreu por roçada e na UO1 foi por capinas intensivas. A coleta dos insetos foi quinzenal e realizada em pontos demarcados entre as plantas de vime utilizando rede entomológica. No laboratório os insetos foram alfinetados e taxonomicamente separados. O número total de insetos coletados foi de 284 na UO2 e 238 na UO1 e pertencem a nove ordens. A UO2 apresentou maior diversidade de insetos em relação à unidade de observação um.

Biografia do Autor

  • Rafael Luis Philippus, CAV-UDESC
    Estudante do curso de Agronomia no Centro de ciências Agroveterinárias - UDESC. Bolsista de Iniciação Científica.
  • Joatan Machado da Rosa, CAV - UDESC
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2007). Atuou como Bolsista de monitoria nas área de Entomologia Geral, Agrícola e florestal (2006). Atualmente realiza Mestrado em Fitotecnia (Produção Vegetal) na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), atuando nas áreas de monitoramento e manejo de pragas e doenças.
  • Marcelo Zanelato Nunes, CAV - UDESC
    Estudante do curso de Agronomia no Centro de ciências Agroveterinárias - UDESC.
  • Mari Inês Carissimi Boff, CAV - UDESC
    Possui graduação em Engenharia Agronomica pela Universidade Federal de Pelotas (1988), mestrado em Ciências Biológicas (Entomologia) pela Universidade Federal do Paraná (1992) e doutorado em Production Ecology And Resource Management - Agricultural University - Wageningen (2001). Atualmente é professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: Manejo Integrado de Insetos, extratos vegetais, homeopatia vegetal e educação ambiental.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>