A Adesão às Práticas Agroecológicas e as Motivações para a Transição Agroecológica: Noções de Agricultores Familiares de Campinhos município de Roca Sales – RS

Autores

  • Lillian Bastian Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Uni
  • Fábio Kessler Dal Soglio Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR).

Palavras-chave:

Agricultura familiar, agroecologia, produção convencional.

Resumo

A transição agroecológica enquanto uma forma de produção mais sustentável está alicerçada nas motivações que asseguram a agricultores familiares troca entre diferentes modos de produção. Nesta busca por sustentabilidade é que se identificam aqui quais podem ser as causas para esta transição e quais as noções de agricultores familiares das práticas agroecológicas. Para responder a estas questões optou-se por realizar a pesquisa em Roca Sales - RS e para atingir os objetivos utilizou-se basicamente de amostra não-probabilística intencional e entrevistas não estruturadas. Os resultados indicam que a migração para a transição encontra barreiras e dificuldades de produção e comercialização de frutas produzidas de modo agroecológico e não está ligada a descrença quanto às práticas agroecológicas. Neste sentido, a opção por continuar a produzir de modo convencional está conjugada com as garantias de geração e manutenção de oportunidades para a produção da família.

Biografia do Autor

  • Lillian Bastian, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural (PGDR) da Uni
    Graduada em Desenvolvimento Rural e Gestão Agroindustrial pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) atualmente desenvolve pesquisas sobre percepção do espaço rural de Porto Alegre. É tutora a distância do curso de Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural (PLAGEDER) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Além disso, tem como tema de interesse a agroecologia.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3