Resposta do Almeirão à Aplicação de Três Fontes de Fertilizantes Orgânicos

Autores

  • Fabio Steiner Unioeste
  • Mayara Andressa Sabedot Unioeste
  • Juliane Mendes Lemos Unioeste

Palavras-chave:

Cichorium intybus L., adubação orgânica, fonte de nitrogênio.

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de fontes orgânicas sobre as características produtivas do almeirão ‘Cabeça Vermelha’ nas condições de Marechal Candido Rondon, PR. O experimento foi realizado em área de cultivo orgânico em Argissolo Vermelho eutrófico. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso com quatro repetições e 12 tratamentos distribuídos em esquema fatorial 3 x 4. Os tratamentos resultaram da combinação da aplicação de três fontes orgânicas (dejeto bovino, biofertilizante de suíno e cama-de-aviário) e de quatro doses (0; 100; 200 e 300 kg ha-1 de N). A colheita foi realizada 52 dias após o transplante das mudas. Não houve interação significativa entre fontes e doses de N para as características produtivas do almeirão, assim como efeito significativo das fontes orgânicas testadas. Para as doses de N houve resposta polinomial quadrática para todas as variáveis analisadas, com resposta até a dose de 240 kg ha-1 de N.

Biografia do Autor

  • Fabio Steiner, Unioeste
    Eng. Agr. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste. Campus de Marechal Cândido Rondon, PR. Rua Pernambuco, 1777. CEP 85960-000.
  • Mayara Andressa Sabedot, Unioeste
    Acadêmica de Zootecnia da Unioeste. Campus de Marechal Cândido Rondon, PR. Rua Pernambuco, 1777. CEP 85960-000.
  • Juliane Mendes Lemos, Unioeste
    Bióloga, Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unioeste. Campus de Marechal Cândido Rondon, PR. Rua Pernambuco, 1777. CEP 85960-000.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal