Representação Social da Agroecologia para Estudantes do Ensino Médio Integrado da UFPR Litoral

Autores

  • Silvana Cássia Hoeller Universidade Federal do Paraná
  • Diomar Augusto de Quadros Universidade Federal do Paraná
  • Gabriela Schenato Bica Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

percepção, educação, mapa mental

Resumo

O presente artigo apresenta o conceito de agroecologia, sob a perspectiva dos estudantes do Ensino Médio da UFPR Litoral. A percepção da agroecologia evidenciada é referendada na representação, tendo os mapas mentais como aporte metodológico. Para análise dos elementos contidos nas imagens, foi utilizada a metodologia desenvolvida por Kozel no que se refere à interpretação e análise de mapas mentais. O principal aspecto percebido foi a inclusão ou não do homem (agricultor) e a relação deste com a natureza.

Biografia do Autor

  • Silvana Cássia Hoeller, Universidade Federal do Paraná
    Graduada em Agronomia, Mestre em Produção Vegetal, Professora na UFPR, Setor Litoral, Curso de Agroecologia
  • Diomar Augusto de Quadros, Universidade Federal do Paraná
    Graduado em Nutrição, Mestre em Tecnologia de Alimentos, Professor na UFPR, Setor Litoral, Curso de Agroecologia
  • Gabriela Schenato Bica, Universidade Federal do Paraná
    Graduado em Zootecnia, Mestre em Agroecossistemas, Professora na UFPR, Setor Litoral, Curso de Agroecologia

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2