Estudo Da Capacidade De Consumo Do Pulgão Da Couve Por Chrysoperla externa e Ceraeochrysa cubana (Neuroptera: Chrysopidae)

Autores

  • Afonso Takao Murata UFPR Setor Litoral
  • Sergio Antonio De Bortoli UNESP - Jaboticabal

Palavras-chave:

Controle biológico

Resumo

O trabalho foi conduzido em condições de laboratório com o intuito de se estudar a capacidade de consumo de duas espécies de crisopídeos Chrysoperla externa e Ceraeochrysa cubana (Neuroptera: Chrysopidae) alimentadas com pulgão da couve Brevicoryne brassicae (Linnaeus). Os dados foram coletados levando-se em conta a capacidade de consumo e o período de desenvolvimento larval, pupal e a viabilidade pupal. O objetivo principal do trabalho foi analisar a viabilidade de criação massal destes insetos em laboratório utilizando como alimento adultos de pulgão da couve Brevicoryne brassicae (L.), para a sua posterior liberação a campo, afim de atender principalmente ao agricultor familiar e aos produtores orgânicos e agroecológicos. Pelos resultados obtidos pode-se observar que tanto C. externa, como C. cubana apresentaram desenvolvimento normal quando alimentados com pulgão da couve, podendo ser utilizados em programas de controle biológico deste afídeo.

Biografia do Autor

  • Afonso Takao Murata, UFPR Setor Litoral
    Cursou a escola técnico Agrícola Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia (Pompéia, 1988), Engenheiro Agrônomo formado pela UNESP Jaboticabal (1993), Mestre em Agronomia, área de concentração Entomologia Agrícola pela UNESP Jaboticabal(1996), e Doutor em Ciências, área de concentração Entomologia pela USP (FFCLRP-2001). Tem experiência na área de Entomologia atuando principalmente nos seguintes temas: Controle agroecológico de pragas; Controle biológico, MAP, Ecologia Química de insetos. Foi Bolsista de iniciação científica do CNPq, Bolsa de pós-graduação (CNPq, CAPES e FAPESP). Trabalhou como pesquisador do CNPq (Bolsa de DCR) na UFPB em Areia, Professor efetivo do Curso de Agronomia pelo CEFET Cuiabá. E atualmente é Professor efetivo da Universidade Federal do Paraná, Setor litoral (UFPR Litoral), atuando principalmente nas áreas de Agroecologia (Entomologia e Manejo Agroecológico de Pragas.
  • Sergio Antonio De Bortoli, UNESP - Jaboticabal
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1975), graduação em Direito pela Faculdade de Educação São Luís (2005), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1979) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (1980). Participou de programas de pós-doutoramento na "University of Illinois at Urbana-Champaign" e na "Oregon State University". Atualmente é prof. colaborador da FFCLRP, Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, SP, e professor titular da FCAV, Universidade Estadual Paulista, Jaboticabal, SP. Tem experiência na área de Entomologia Agrícola, com ênfase em Fitossanidade, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia de insetos, criação de insetos, nurição de insetos, controle biológico, manejo integrado de pragas.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Edição

Seção

1. VI CBA e II CLAA - Agroecossistemas/ Produção Vegetal

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)