A Agricultura do Povo Tupinambá de Serra do Padeiro, Buerarema - Bahia

Autores

  • Carla T. dos S. Marques Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Erasto Viana Silva Gama Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
  • Aurélio José Antunes de Carvalho Associação Nacional de Ação Indigenista - ANAÍ

Palavras-chave:

Indígenas, Extensão Rural, Buerarema

Resumo

O povo indígena Tupinambá da Serra do Padeiro se encontra em processo de reafirmação identitária e regularização de suas terras. Nesse contexto, este trabalho teve como objetivo diagnosticar e fomentar a troca de saberes entre as gerações sobre as práticas agrícolas adotadas na Aldeia, bem como discutir os problemas decorrentes destas e suas possíveis soluções. Foram realizadas 02 oficinas onde foram empregados métodos de Diagnóstico Rápido Participativo. A base econômica dos Tupinambá é a cultura a mandioca para produção de farinha. As espécies de ciclo curto são destinadas à segurança alimentar das famílias, com comercialização do excedente. A comunidade indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, embora tenha um foco voltado aos cultivos de importância econômica, possui características próprias de plantio, manejo e diversificação dos cultivos, baseadas no conhecimento local, como forma de garantir a sua segurança alimentar.

Biografia do Autor

  • Carla T. dos S. Marques, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    Engenheira Agronôma pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), mestranda em Ciências Agrárias pela UFRB e Diretora de Conservação e Biodiversidade do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia Sapucaia.
  • Erasto Viana Silva Gama, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia
    Engenheiro Agronômo pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), mestrando em Ciências Agrárias pela UFRB e Diretor de Agrofloresta do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia Sapucaia.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>