Uma Experiência de Formação de Jovens Camponeses (as) em Manejo Ecológico de Pragas de Plantas Alimentícias

Autores

  • Danielle Marcos Santana UFPB
  • Ana Maria Trindade de Souza Vieira UFPB
  • Maria José Araujo Wanderley UFPB
  • Alexandre Eduardo de Araujo UFPB

Palavras-chave:

Formação, Manejo, Controle Agroecológico

Resumo

O trabalho foi desenvolvido dentro de uma formação de multiplicadores de desenvolvimento rural sustentável, onde foram ministrados cursos com enfoque agroecológico, direcionados a jovens agricultores. No curso Manejo Ecológico de Pragas e Plantas Alimentícias foi mostrada a importância do equilíbrio biológico nos agroecossistemas. Neste sentido, envolvemos temas referentes ao reconhecimento de inimigos naturais de pragas das principais plantas alimentícias cultivadas, utilização de controle agroecológico, enfoque as principais doenças das plantas e os danos causados pelas pragas às culturas. Outras alternativas de manejo ecológico ainda foram citadas como a utilização de óleos essenciais, extratos vegetais e plantas repelentes no controle de pragas, rotação e consorciação de culturas e manejo de solo. O curso foi realizado na Universidade Federal da Paraíba, Campus III Bananeiras-PB, financiado pelo CNPq, e teve a duração de 16 horas no período de 27 a 28 de abril de 2009.

Biografia do Autor

  • Danielle Marcos Santana, UFPB
    Estudante do Curso de Graduação em Ciências Agrárias - Licenciatura. Bolsista PROBEX. Voluntária no Programa de Intervivência Universitária, projeto FORMAÇÃO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, Edital 23 - CNPq.
  • Ana Maria Trindade de Souza Vieira, UFPB
    Estudante do Curso de Graduação em Ciências Agrárias - Licenciatura. Bolsista CNPq.
  • Maria José Araujo Wanderley, UFPB
    Professora da UFPB.
  • Alexandre Eduardo de Araujo, UFPB
    Professor Adjunto do CCHSA/UFPB. Coordenador do projeto FORMAÇÃO DE AGENTES DE DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, Edital 23 - CNPq.

Downloads

Publicado

2009-12-31

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2