"Cortar pra Quê?" A Sensibilização de Comunidades Rurais no Entorno das Unidades de Conservação do Litoral Paranaense Sobre a Despolpa do Açaí de Juçara

Autores

  • Renan Aurélio Ferreira Zanatta Universidade Federal do Paraná
  • Marcia Regina Ferreira Universidade Federal do Paraná
  • Odacir Antonio Zanatta IFPR

Palavras-chave:

agroecologia, manejo sustentável, segurança alimentar

Resumo

A demanda de um manejo sustentável do Palmito Juçara (Euterpe edulis) e a recente popularização da despolpa dos frutos de Juçara como ‘Açaí’ no Sul e Sudeste Brasileiros, somados a carência de informação das comunidades rurais do entorno de Unidades de Conservação no litoral Paranaense, possibilitaram a realização oficinas para a sensibilização e popularização da proposta. Este relato de experiência tem como objetivo descrever a elaboração e o desenvolvimento destas oficinas no período de um ano (junho/2008 a junho/2009, em andamento), visando e obtendo como resultado melhorias na segurança alimentar, no manejo sustentável da espécie estudada e divulgação desta alternativa de renda como incentivo à Agricultura Familiar. A prática das oficinas ocorreu nos meses em que há maturação dos frutos, ou seja, de março a setembro. Foram escolhidos os municípios de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná, tendo como público-alvo comunidades rurais, além de professores e estudantes da UFPR.

Biografia do Autor

  • Renan Aurélio Ferreira Zanatta, Universidade Federal do Paraná
    Acadêmico do quarto período de Gestão Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral). Tem experiência na área de agricultura familiar, extensões de pesquisa-ação e oficinas de conscientização.
  • Marcia Regina Ferreira, Universidade Federal do Paraná
    Graduada em Administração(2000) e mestrado em Administração sobre Orçamento Participativo (2003), ambos realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR/setor Litoral) e doutoranda nas ciencias agrárias da UFPR em Desenvolvimento Rural Sustentável. Tem experiência na área de Administração e educação, com ênfase em empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades rurais, educação do campo, cidadania, ética, capital social e meio de vida sustentável.
  • Odacir Antonio Zanatta, IFPR
    Possui graduação em Agronomia, pela Universidade Estadual de Maringá (1987) e Mestrado em Agronomia, área de concentração em Produção Vegetal, pela Universidade Estadual de Maringá (2001). Concluiu o Doutorado em Agronomia, área de concentração em Proteção de Plantas, pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atuou durante dez anos como Professor de Citologia e Genética nos cursos de Enfermagem, Nutrição, Medicina Veterinária e Psicologia na UNIPAR e no CESUMAR. Comprova atuação como Professor de Biologia para o ensino médio e cursos pré-vestibulares e Professor do ensino superior, atuando nos cursos de Agronomia e Agronegócio. Tem experiência em Cadeias de Produção Vegetal, com ênfase em Proteção de Plantas, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino, extensão rural, pesquisa e plantas daninhas. É o atual Coordenador dos cursos de Agronomia e Agronegócio do CESUMAR.

Downloads

Publicado

2009-12-31