Uma Compreensão de Educação do Campo que Vincula a Identidade da Escola à Valorização da Vida Camponesa: Práticas Pedagógicas na Escola Municipal Rural de São Joãozinho- APA de Guaratuba-PR.

Autores

  • Marcia Regina Ferreira UFPR/Setor Litoral
  • Raquel R. B. Negrelle UFPR
  • Renan Aurélio Ferreira Zanatta UFPR

Palavras-chave:

cultura, trabalho e processo sócio-educativo de ensino e aprendizagem.

Resumo

Este relato de experiência tem como objetivo descrever as práticas pedagógicas que são desenvolvidas desde junho de 2008 na Escola Rural de São Joãozinho, com crianças de 07 a 11 anos de uma sala multiseriada, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, o qual visa à valorização da cultura das pessoas que vivem no campo, pois a cultura é muito importante para o desenvolvimento comunitário, assim como sua identidade. Esse processo dialógico de atividades com as crianças e o envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem a partir do reconhecimento e valorização da cultura e da identidade, trouxeram a valorização dos saberes locais, auto-estima das crianças e o comprometimento dos pais nas atividades escolares, ampliando o espaço formativo dos educandos e dos próprios pais.

Biografia do Autor

  • Marcia Regina Ferreira, UFPR/Setor Litoral
    Graduada em Administração(2000) e mestrado em Administração sobre Orçamento Participativo (2003), ambos realizados na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Atualmente é professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR/setor Litoral) e doutoranda nas ciencias agrárias da UFPR em Desenvolvimento Rural Sustentável. Tem experiência na área de Administração e educação, com ênfase em empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: comunidades rurais, educação do campo, cidadania, ética, capital social e meio de vida sustentável.
  • Raquel R. B. Negrelle, UFPR
    possui graduação em Ciencias Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1978), mestrado em Botânica pela Universidade Federal do Paraná (1988), doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e pós-doutorado em gestão sustentável de recursos florestais não madeiráveis pela Royal Roads University (Canada, 2005). Atualmente é membro efetivo do United Nations Disaster Assessment And Coordination Group, professor associado da Universidade Federal do Paraná, professora e orientadora da linha de pesquisa Desenvolvimento Rural junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia- Produção Vegetal da UFPR; coordenadora do Lab.OIKOS-UFPR. Bolsista CNPq- Produtividade em Pesquisa (1999-2001; 2006-2010). Representa a UFPR junto ao Comitê Acadêmico de Meio Ambiente da Asociación de Universidades Grupo Montevidéo (AUGM). Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: produção e extrativismo vegetal, produtos vegetais nao madeiráveis, desenvolvimento sustentável, biologia da conservação, Floresta Atlântica e Floresta com Araucaria.
  • Renan Aurélio Ferreira Zanatta, UFPR
    Acadêmico do quarto período de Gestão Ambiental, pela Universidade Federal do Paraná (Setor Litoral). Tem experiência na área de agricultura familiar, extensões de pesquisa-ação e oficinas de conscientização.

Downloads

Publicado

2009-12-31