Uma Compreensão de Educação do Campo que Vincula a Identidade da Escola à Valorização da Vida Camponesa: Práticas Pedagógicas na Escola Municipal Rural de São Joãozinho- APA de Guaratuba-PR.
Palavras-chave:
cultura, trabalho e processo sócio-educativo de ensino e aprendizagem.Resumo
Este relato de experiência tem como objetivo descrever as práticas pedagógicas que são desenvolvidas desde junho de 2008 na Escola Rural de São Joãozinho, com crianças de 07 a 11 anos de uma sala multiseriada, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental, o qual visa à valorização da cultura das pessoas que vivem no campo, pois a cultura é muito importante para o desenvolvimento comunitário, assim como sua identidade. Esse processo dialógico de atividades com as crianças e o envolvimento dos pais no processo de ensino e aprendizagem a partir do reconhecimento e valorização da cultura e da identidade, trouxeram a valorização dos saberes locais, auto-estima das crianças e o comprometimento dos pais nas atividades escolares, ampliando o espaço formativo dos educandos e dos próprios pais.Downloads
Publicado
2009-12-31
Edição
Seção
9. VI CBA e II CLAA - Construção do Conhecimento