CONSTRUINDO A PERMACULTURA NA ACADEMIA BRASILEIRA
Palavras-chave:
ensino sistêmico, transdisciplinaridade, ciência holísticaResumo
Esta narrativa conta a história de cinco anos e meio de construção da permacultura na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e do Núcleo de Estudos em Permacultura (NEPerma), o que culminou na articulação de uma rede brasileira de núcleos de permacultura ligados às universidades. A sistematização adotada pelo NEPerma, conduzida por servidores, professores, técnicos e acadêmicos da UFSC buscou refletir e fortalecer sobre a experiência do Núcleo como um local livre ao pensamento sistêmico na universidade. O Núcleo favoreceu a troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento por meio de ações de ensino, pesquisa-ação e extensão, que objetivam criar uma nova proposta de aprendizagem a partir da permacultura que leve a formação plena das pessoas. A caminhada de construção dessa nova ciência (permacultura), que já conta com mais de 40 anos, carece ainda da sensibilização e compreensão de grande parte dos atores da academia e, certamente, de uma nova lógica de formação e ensino para atender às emergentes demandas da sociedade.Referências
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Publicado
2018-05-29
Edição
Seção
Artigos
Como Citar
CONSTRUINDO A PERMACULTURA NA ACADEMIA BRASILEIRA. (2018). Revista Brasileira De Agroecologia, 13(1). https://revista.aba-agroecologia.org.br/rba/article/view/22439