10540 - Pesquisas participativas, construção de conhecimentos e socialização de tecnologias de base agroecológica em Mato Grosso do Sul, através de arranjos com Escolas Famílias Agrícolas
Palavras-chave:
Agroecologia, Unidades-Referência, jovens rurais, agricultores familiares, educação no campo, desenvolvimento ruralResumo
A experiência foi vivida em Mato Grosso do Sul pela Escola Família Agrícola Rosalvo Rocha Rodrigues, em Nova Alvorada do Sul; Escola Família Agrícola de Itaquiraí, em Itaquiraí, e a Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados. Compreende o desenvolvimento de atividades com participação de atores locais (agricultores, estudantes, professores e pesquisadores), com intuito de gerar conhecimentos, tecnologias e processos e socializá-los. Esse arranjo mostra que é possível integrar a pesquisa, transferência de tecnologias e construção de conhecimentos de forma inovadora, priorizando processos participativos. Trata-se de uma postura desafiadora, pois nenhum dos atores envolvidos estão plenamente aptos para tal, numa concepção sistêmica, porém a pré-disposição permanente em superar obstáculos no cotidiano vem transformando em expressivos avanços e na obtenção de relevantes resultados qualitativos e quantitativos, construídos coletivamente.Downloads
Publicado
2011-11-07
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia