10593 - Contribuição da Educação a Distância para a formação de Extensionista Rural Agroecológico
Palavras-chave:
formação, Agroecologia, ensino a distânciaResumo
A implementação da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural – Pnater, construída de forma participativa em 2003, transformou-se num instrumento de estímulo à mudanças no perfil do profissional da extensão rural. A atuação que passou a ser cobrada dos profissionais de Ater exigiu um redirecionamento na formação dos mesmos, o que passou a ser realizado com apoio da Equipe de Formação do Departamento de Ater do MDA. Neste contexto, o objetivo do nosso trabalho foi analisar em que medida a modalidade de ensino a distância, tem contribuído para a formação dos extensionistas rurais do Brasil, numa perspectiva agroecológica, e quais são seus pontos fracos e fortes. Realizamos a pesquisa tendo como base o estudo de dois cursos de Aperfeiçoamento em Agroecologia, realizados a distância e ofertados pelo MDA/SAF, através do Departamento de Ater, em conjunto com a Universidade de Beckeley (USA) e REDCAPA, nos anos de 2006 e 2007. A pesquisa realizada mostra, de forma clara, a forte contribuição da educação a distância para a formação em Agroecologia, assegurando não só um aperfeiçoamento nos conhecimentos e habilidades dos participantes, como também a possibilidade de manter qualidade alcançando um universo muito maior de participantes que desejam ter acesso aos conhecimentos agroecológicosDownloads
Publicado
2011-11-07
Edição
Seção
VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia