10673 - A importância dos movimentos sociais para a promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável: a experiência de Alegre-ES

Autores

  • Ana Cláudia Meira Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

Agroecologia, Movimentos Sociais, Desenvolvimento Rural Sustentável, Metodologias Participativas.

Resumo

O presente trabalho refere-se às reflexões realizadas ao longo do desenvolvimento de ações de extensão universitária e participação nos conselhos Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e do Território da Cidadania do Caparaó. Esta experiência, de participação em cursos de capacitação, reuniões, plenárias, elaboração de projetos para acesso às políticas públicas, desenvolvimento de projetos de extensão, nos aproximou da Agroecologia enquanto perspectiva teórico-metodológica e das metodologias participativas como forma de garantir aos agricultores familiares o protagonismo social na busca de alternativas para o desenvolvimento rural sustentável do Território do Caparaó. O que propomos aqui é o registro de um processo de mobilização social muito importante que vem ocorrendo, destacando os avanços e limites para a promoção do desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

  • Ana Cláudia Meira, Universidade Federal do Espírito Santo
    Socióloga, professora do Departamento de Medicina Veterinária, atua nas áreas de Sociologia Rural, Extensão Rural e Agroecologia.

Downloads

Publicado

2011-11-13

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)