11644 - Avaliação do processo de compostagem de resíduos de pescado em mistura com diferentes fontes de carbono

Autores

  • Fernanda San Martins Sanes Universidade Federal de Pelotas/Embrapa Clima Temperado
  • Janete Basso Costa Embrapa Clima Temperado
  • Fabio Batista Araújo Embrapa Clima Temperado
  • Carlos Alberto Barbosa Medeiros Embrapa Clima Temperado
  • André Samuel Strassburguer Universidade de Caxias do Sul - UCS

Palavras-chave:

temperatura, resíduo, transição agroecológica

Resumo

A reciclagem de resíduos, oriundos das mais diversas cadeias produtivas, apresenta-se como uma importante ferramenta tanto para minimizar o déficit de fertilizantes orgânicos para sistemas produtivos de base ecológica quanto para a redução dos impactos ambientais provocados por seu descarte indevido. Os volumes de resíduos gerados na atividade pesqueira, orizícola e oriundos da extração de tanino a partir da casca de acácia, são cada vez maiores em virtude do aumento da demanda por esses produtos, ocasionando uma série de eventos que podem colocar em risco a sanidade de solos e as fontes de água. Isto implica na necessidade de medidas rápidas de transformação e ciclagens desses materiais. O presente trabalho teve por objetivo avaliar o uso dos resíduos da atividade pesqueira como fonte de adubos orgânicos, associados a duas fontes de carbono distintas: casca de arroz e casca de acácia. O trabalho foi realizado na área experimental da Embrapa Clima Temperado, Estação Experimental Cascata, localizada no município de Pelotas/RS. A compostagem foi realizada em células de alvenaria com área de 3m3, preenchidas com uma proporção de três quilos de resíduo de pescado para um quilo de casca de arroz para o composto C1 e dois quilos de resíduo de pescado para um quilo de casca de acácia para o composto C2. Durante o processo, o teor de água foi mantido em torno de 60% e a temperatura monitorada diariamente. O revolvimento do material foi realizado aproximadamente a cada 20 dias. Considerou-se o processo completo quando não se observaram oscilações significativas na temperatura, mesmo com o revolvimento da pilha. Através da avaliação da evolução da temperatura, durante o processo de compostagem, identificou-se a potencialidade de uso como adubo orgânico do composto 2 (resíduo de peixe + casca de acácia).

Biografia do Autor

  • Janete Basso Costa, Embrapa Clima Temperado
    Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (2001), mestrado em Ciências pela Universidade Federal de Pelotas (2006) e mestrado em Agroecologia pela Universidade Internacional de Andalucia, Espanha (2008). Atualmente cursa doutorado em Sistemas de Produção Agrícola Familiar na Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Agroecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: extensão rural, assistência técnica para agricultores, capacitação em Agroecologia, transição agroecológica, elaboração de projetos, sistemas agroflorestais, biocombustíveis, e desenvolvimento rural sustentável
  • Fabio Batista Araújo, Embrapa Clima Temperado
    Graudado no Curso Superior em Tecnologia Agropecuária: Silvicultura pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (2010), especialização em Ciências e Tecnologia em Sementes pela Universidade Federal de Pelotas-RS-ABEAS-DF. Tem experiência nas áreas de Silvicultura, Agronomia, e Terceiro Setor; atuando em Ensino, Pesquisa e Extensão, principalmente nos seguintes temas: Plantas de Cobertura e Sistemas Integrados.

Downloads

Publicado

2012-01-01

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>