11785 - Levantamento exploratório da fitodiversidade nos quintais agroflorestais da comunidade Olho D’água Branca, semiárido paraibano, Brasil

Autores

  • Daniel Vilar da Silva UFCG/CDSA
  • Alecksandra Vieira de Lacerda UFCG/CDSA
  • Francisca Maria Barbosa UFCG/CDSA
  • Azenate Campos Gomes UFCG/CDSA
  • Ladja Naftaly Rodrigues de Oliveira UFCG/CDSA
  • Carina Seixas Maia Dornelas UFCG/CDSA

Palavras-chave:

Riqueza florística, quintais, agricultores familiares, florestas secas

Resumo

O trabalho objetivou caracterizar a riqueza florística dos quintais agroflorestais em áreas de Caatinga no Cariri paraibano. O levantamento nos quintais da comunidade rural Olho D’água Branca (S07°30”27.4 e WO 36°54”16.6) foi executado no período de agosto de 2010 a julho de 2011, sendo realizado visitas mensais. Nessas áreas se processou o levantamento da composição florística. Para o total de 11 quintais pesquisados foram registradas 93 espécies. Desse total, 18 se definiu como espécies nativas e 75 exóticas. As famílias com maior número de espécies e de gêneros foram Fabaceae, Euphorbiaceae, Anacardiaceae e Poaceae. Portanto, os quintais expressaram uma significativa riqueza florística o que define sua relevância no cenário regional.

Biografia do Autor

  • Daniel Vilar da Silva, UFCG/CDSA
    Graduando do Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia da UFCG/CDSA, bolsista do projeto de pesquisa: Avaliação da Diversidade Vegetal e do Conhecimento Tradicional de Agricultores Familiares nos Quintais Agroflorestais do Semiárido Paraibano, Brasil, voluntário nos projetos de pesquisa: Análise da Fitodiversidade e do Etnoconhecimento em um Fragmento de Mata Ciliar no Semiárido Paraibano, Brasil; Estratégias para Recuperação do Meio Degradado em Mata Ciliar na Caatinga: Subsídios para a Conservação e a Sustentabilidade dos Recursos Naturais no Semiárido Paraibano.

Downloads

Publicado

2011-12-21

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)