11926 - Estratégias educativas voltadas para a produção de mudas de espécies forrageiras nativas: subsídios para a formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável no semiárido paraibano, Brasil

Autores

  • Francisca Maria Barbosa Instituto Nacional do Semiárido
  • Alecksandra Vieira de Lacerda UFCG/CDSA
  • Carina Seixas Maia Dornelas UFCG/CDSA
  • Ana Cristina Chacon Lisboa UFCG/CDSA
  • Tiago Gonçalves Pereira Araújo UFCG/CTRN
  • Ladja Naftaly Rodrigues de Oliveira UFCG/CDSA

Palavras-chave:

Forragem, agentes multiplicadores, agricultores familiares, Caatinga

Resumo

Representando uma parcela significativa do território nacional, a região Semiárida é detentora de uma significativa riqueza biológica. Buscando evidenciar as potencialidades bióticas dessas áreas buscou-se nesse trabalho realizar estratégias educativas voltadas para a produção de mudas de espécies forrageiras nativas como subsídios para a formação de agentes de desenvolvimento rural sustentável na região semiárida paraibana. As ações foram realizadas em 2010 na Estação Experimental Bacia Escola em São João do Cariri. O processo formativo vivenciado junto aos jovens agricultores e filhos de agricultores considerou em essência que toda vivência do grupo era objeto de análise e aprendizagem coletiva. Os atores sociais foram testados a cada situação e isso reforçava o amadurecimento e o desprendimento de todos que participavam do processo, ao mesmo tempo em que ocorria um preparo profundo, necessário para trabalhar as potencialidades forrageiras presentes na região aliado as técnicas de introdução dessas espécies no cenário local e regional.

Biografia do Autor

  • Francisca Maria Barbosa, Instituto Nacional do Semiárido
    Engenheira Florestal com Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais

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Publicado

2011-12-26

Edição

Seção

VII CBA - 8 - Educação e Formação em Agroecologia

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