14279 - Produção de mudas nativas: Uma importante alternativa para a manutenção da vegetação nativa na região do Cariri da Paraíba - Brasil

Autores

  • Klebernilson Oliveira LIMA Universidade Federal de Campina Grande Fundação Sistêmica
  • Carina Seixas Maia DORNELAS Universidade Federal de Campina Grande
  • Alecksandra Vieira LACERDA, Universidade Federal de Campina Grande
  • Ana Cristina Chacon Universidade Federal de Campina Grande
  • Valdir da costa PADILHA Universidade Federal de Campina Grande

Palavras-chave:

Educação Ambiental, plantas nativas, agroecologia.

Resumo

Objetivou-se nesse trabalho a aplicação de atividade pedagógica para a formação de agentes multiplicadores em agroecologia no município de Sumé, a desenvolverem atividades sustentáveis no uso dos recursos naturais, promovendo assim a conscientização ambiental através da produção de mudas nativas. O trabalho realizou-se em sala de aula e no Viveiro do Laboratório de Ecologia e Botânica da Universidade Federal de Campina Grande no município de Sumé-PB, com a participação de 20 educandos, jovens agricultores e filhos de agricultores e de assentados do Programa de Reforma Agrária do Estado da Paraíba. A faixa etária destes jovens variou de 15 a 20 anos de idade, todos cursando o Ensino Fundamental e o Ensino Médio da Escola Agrícola do Município. Foram discutidas com os jovens, especificidades relacionadas com viveiros e os materiais utilizados para a produção de mudas e também os tipos de canteiros e sementeiras, a importância na escolha dos recipientes e os cuidados com o substrato. No término do trabalho, observou-se que os jovens envolvidos na proposta foram rompendo aos poucos o estereótipo do semiárido criado pela indústria da seca e redescobrindo as potencialidades da caatinga.

Biografia do Autor

  • Klebernilson Oliveira LIMA, Universidade Federal de Campina Grande Fundação Sistêmica
    Klebernilson de Oliveira Lima, é graduando em Tecnologia em Agroecologia pela Universidade Federal de Campina Grande, Bolsista de Iniciação Científica - CNPq na Embrapa Algodão e coordena a equipe de elaboração de projetos na Fundação Sistêmica.
  • Carina Seixas Maia DORNELAS, Universidade Federal de Campina Grande
    possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal da Paraíba (2003), mestrado na área de concentração de sementes na Universidade Federal da Paraíba (2006) doutorado na área de concetração de sementes na Universidade Federal da Paraíba. Atualmente é professora Adjunta do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande
  • Alecksandra Vieira LACERDA,, Universidade Federal de Campina Grande
    Possui graduação em Licenciatura em Ciências com Habilitação em Biologia pela Universidade Federal da Paraíba (1998), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Paraíba (2001) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professora Adjunto do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia e dinâmica da Caatinga, gerenciamento e manejo de bacias hidrográficas, etnoecologia e flora e estrutura de áreas ciliares.
  • Ana Cristina Chacon, Universidade Federal de Campina Grande
    Possui graduação em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2005) e mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Atualmente é professora assistente da Universidade Federal de Campina Grande. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: ovino, caprino, caracteristica de carcaça, qualidade de carne, produção animal e conservação de forrageiras nativas.
  • Valdir da costa PADILHA, Universidade Federal de Campina Grande
    Graduando em Agroecologia e Técnico Agrícola

Downloads

Publicado

2013-12-28

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Educação

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)