12517 - Dinâmica populacional de parasitoides de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em milho (Zea mays L.) cultivado no sistema orgânico de produção

Autores

  • Rafael Braga da Silva Embrapa Milho e Sorgo/UFSCar
  • Ivan Cruz Embrapa Milho e Sorgo, Laboratório de Criação de Insetos, Sete Lagoas, MG, Brasil
  • Maria de Lourdes Corrêa Figueiredo Embrapa Milho e Sorgo, Laboratório de Criação de Insetos, Sete Lagoas, MG, Brasil
  • Mariana Abreu Costa Embrapa Milho e Sorgo, Laboratório de Criação de Insetos, Sete Lagoas, MG, Brasil
  • Ana Carolina Maciel Redoan Embrapa Milho e Sorgo, Laboratório de Criação de Insetos, Sete Lagoas, MG, Brasil
  • Julliana Borges Morato Embrapa Milho e Sorgo, Laboratório de Criação de Insetos, Sete Lagoas, MG, Brasil

Palavras-chave:

Agroecossistema, biodiversidade, controle biológico, inimigos naturais, lagarta-do-cartucho.

Resumo

A produção orgânica de milho (Zea mays L.) no Brasil vem apresentando um crescimento significativo a cada ano. O objetivo deste trabalho foi estudar a dinâmica populacional dos parasitoides de lagartas de Spodoptera frugiperda (J. E. Smith) (Lepidoptera: Noctuidae) em milho cultivado no sistema orgânico de produção. Sementes de milho convencional (BR 106) foram plantadas em área orgânica, via plantio direto, sem aplicação de produtos químicos. Durante todo o ciclo da cultura do milho, três vezes por semana, foram amostradas em cada parcela, 10 plantas ao acaso, totalizando 240 plantas por amostragem. As larvas de S. frugiperda foram coletadas e o ciclo biológico acompanhado até o aparecimento dos adultos e/ou parasitoides. Foram realizadas 20 coletas de plantas, o número total de lagartas de S. frugiperda foi de 1067. Do total de lagartas de S. frugiperda amostradas, 81,2% originaram adultos; 14,5% parasitadas por Hymenoptera ou Diptera e 4,3% mortas pela ação de microrganismos. Em todas as coletas de plantas foram encontradas lagartas parasitadas, indicando a importância dos agentes de controle natural na redução da densidade populacional de S. frugiperda.

Biografia do Autor

  • Rafael Braga da Silva, Embrapa Milho e Sorgo/UFSCar
    Biólogo, Bacharel Licenciado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas (2006), Mestre em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa , UFV (2009). Atualmente é estudante de Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais da Universidade Federal de São Carlos, UFSCar. Editor Associado da Revista Brasileira de Milho e Sorgo (RBMS). Tem experiência na área de Entomologia, atuando principalmente no controle biológico de pragas com espécies das famílias Braconidae, Coccinellidae e Ichneumonidae.

Downloads

Publicado

2011-11-22

Edição

Seção

VII CBA - 1. Conhecimento, tecnologias sustentáveis e políticas públicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>