105 - A Pedagogia da Alternância na formação do Tecnólogo em Agroecologia

Autores

  • Cleberton Correia SANTOS UEMS
  • Luciene Cléa da Silva Monteiro BANDECHI UEMS

Palavras-chave:

vivência, agricultura familiar, desenvolvimento sustentável

Resumo

A experiência a ser apresentada caracteriza-se como atividade de extensão que objetiva a divulgação de práticas agroecológicas em comunidades urbanas ou rurais, nas quais, enquanto acadêmico do curso de Tecnologia em Agroecologia, busca-se a observação e a compreensão do desenvolvimento in locus. A experiência foi realizada durante o desenvolvimento do tempo comunidade, momento que caracteriza a alternância proposta pelo curso e que possibilitou um significativo contato com a comunidade rural da 5ª linha poente, mais especificamente a Chácara Oliveira, no município de Glória de Dourados, MS. A atividade teve por objetivo observar as possibilidades de articulação entre o saber tradicional e o científico, tornando possível a interação com a comunidade escolhida e verificando os caminhos que podem ser consolidados entre a sociedade e a universidade, aplicando assim, os conhecimentos constituídos a partir desta alternância e buscando caminhos para realizar um trabalho mais sustentável.

Downloads

Publicado

2012-10-13

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>