13744 - Indicador de conscientização de consumidores sobre alimentos orgânicos no oeste do Paraná
Palavras-chave:
Consumo responsável, indicador sustentabilidade, comportamento consumidor, agroecologiaResumo
Este estudo propõe um indicador elaborado a partir de atitudes e comportamentos de consumidores para medir o grau de conscientização das pessoas em relação aos alimentos orgânicos. Foram entrevistadas 225 pessoas nos municípios de Toledo, Cascavel e Marechal Rondon na região oeste do Paraná. Os resultados mostram que 27% das pessoas não conhecem os orgânicos, 11% conhecem mas não consomem, 8% consomem mas não querem pagar mais pelo alimento orgânico. O indicador de conscientização aponta que 39% consomem por razões egoístas e 15% consomem por razões mais altruístas. Apenas 1,3% da população podem ser considerados muito conscientes do consumo orgânico. O estudo conclui que há falta de informação para mudança de valores, comportamento ético e consumo responsável, sobretudo para donas de casa, jovens e pessoas de classe de menor renda.Downloads
Publicado
2013-12-24
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/sociologia, antropologia, med sociotecnicas e config socioculturais