13767 - Alternativas de comercialização de produtos ecológicos no Brasil e na França
Palavras-chave:
Mercados Locais, Alimentos Orgânicos, Agroecologia, Comércio JustoResumo
Esse trabalho analisa sistemas alternativos de comercialização de produtos ecológicos na França e no Brasil. A metodologia envolve pesquisa descritiva e qualitativa de 20 experiências selecionadas em mercados locais e entrevistas com atores (agricultores, comercializadores, consumidores e especialistas) envolvidos com produtos ecológicos na França e no sul do Brasil. Como resultados destacam-se na França os Pontos de Venda Coletiva (PVC) de agricultores; as redes que integram agroturismo, gastronomia, lazer e descoberta, pousada e venda nas propriedades (Accueil paysan; Bienvenue à la ferme) e a organização de consumidores para apoio aos agricultores (AMAP). No Brasil destacam-se as vendas em feiras agroecológicas, o circuito de comercialização da Rede Ecovida e os programas de governo. Em ambos os países as iniciativas inovadoras em circuitos alternativos acontecem em locais onde existe a organização de uma rede entre o poder público, ONGs, empresas, organizações de agricultores e de consumidores.Downloads
Publicado
2013-12-27
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas