13761 - Caracterização de quintais agroflorestais desenvolvidos por agricultores familiares do município de Alenquer, Pará.

Autores

  • Breno Pinto Rayol Universidade Federal do Oeste do Pará
  • Fabrízia de Oliveira Alvino-Rayol
  • Maria da Conceição Pereira da Silva

Palavras-chave:

Agrossilvicultura, Agroecologia, Amazônia

Resumo

Os quintais agroflorestais contribuem para a melhoria do microclima local, a qualidade de vida das populações e na manutenção de produtos diversos para o consumo familiar, além de gerar excedentes comercializáveis. Nesta perspectiva, o presente estudo propôs avaliar os quintais agroflorestais em áreas de agricultores familiares do município de Alenquer, no oeste paraense, bem como identificar as espécies que compõem esses sistemas. A partir de entrevistas semiestruturadas e observação direta foram levantadas as espécies de maior interesse dos agricultores familiares, práticas desenvolvidas pelos agricultores e importância para a manutenção da família. A composição florística dos quintais é principalmente de espécies frutíferas. Banana, coco, goiaba e laranja foram as espécies cultivadas mais frequentes nos quintais agroflorestais desenvolvidos por produtores familiares de Alenquer. Os SAF são manejados na sua maioria de forma tradicional.

Biografia do Autor

  • Breno Pinto Rayol, Universidade Federal do Oeste do Pará
    Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural da Amazônia (2003) e mestrado em Botânica Tropical pela Universidade Federal Rural da Amazônia e Museu Paraense Emílio Goeldi (2006). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Oeste do Pará. Tem experiência em Ecologia Aplicada à Agrocossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas:florística e manejo de vegetação secundária e de sistemas agroflorestais.

Downloads

Publicado

2013-12-22

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Manejo de Agroecossistemas Sustentáveis/Transição Agroecológica

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)