Avaliação da cadeia produtiva da mandioca para farinha de mesa na Vila de Igarapé-Açu, Capitão Poço, Pará

Autores

  • Verônica Queiroz Mendes
  • Carolina Simões dos Santos
  • Maria Géssica da Silva Vera Cruz
  • Saulo Albert Mergulhão da Silva
  • Breno Pinto Rayol Universidade Federal Rural da Amazônia

Resumo

A mandioca é a cultura mais importante da agricultura familiar paraense, assumindo papel de destaque na ocupação de mão-de-obra e geração de renda no meio rural. Este trabalho teve por objetivo analisar as potencialidades da localidade na produção de farinha e os gargalos que impedem uma maior lucratividade na atividade produtiva, tendo em vista a importância da mandioca na questão da segurança alimentar da maioria da população regional.

Referências

Agrianual 2013. Anuário da agricultura brasileira. AgraFNP, São Paulo, 482p.

Cardoso, E.M.R.; Müller, A. A.; Santos, A.I.M.; Homma, A.K.O.; Alves, R.N.B. 2001. Processamento e Comercialização de Produtos Derivados de Mandioca no Nordeste Paraense. Série Documentos (nº102). Embrapa Amazônia Oriental, Belém, Pará. 28pp.

Embrapa, 2005. Mandioca: o pão do Brasil (Manioc, le pain du Brésil). Embrapa, Brasília, 284p.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Produção Agrícola Municipal. Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 26 mar. 2015

SANTOS, A.I.M. dos; HOMMA, A.K.O.; CONTO, A.J. de; CARVALHO, R. de A.; FERREIRA, C.A.P. A pequena agricultura familiar paraense: uma abordagem econômica e sociológica. Belém: Embrapa-CPATU, 1997. (Embrapa-CPATU. Documentos, 94).

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>