14136 - Avaliando a metodologia de ensino de conteúdo agroecológico através da literatura em formato de cordel

Autores

  • THAYANNA MARIA MEDEIROS SANTOS Graduanda no Bacharelado em Agroecologia, Universidade Estadual da Paraíba, campus II, Lagoa Seca - PB
  • LEANDRO OLIVEIRA DE ANDRADE Professor Doutor, Departamento de Agroecologia e Agropecuária, Universidade Estadual da Paraíba, campus II, Lagoa Seca - PB
  • DIVANEIDE SILVA DE MEDEIROS Graduanda em Tecnologia em Agroecologia, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Picuí

Palavras-chave:

Eficiência do Cordel, Aceitabilidade, Ensino diferenciado, Regionalidade,

Resumo

Resumo: As sementes crioulas com suas adaptações as alterações climáticas de onde procedem, torna possível um sistema de cultivo mais sustentável, por serem menos exigentes as utilizações de insumos, na Paraíba e em outras regiões do Nordeste estas sementes foram batizadas de Sementes da Paixão. Sendo o cordel uma prática cultural da região Nordeste, de fácil acesso e compreensão este trabalho objetivou verificar se a utilização do cordel como ferramenta de ensino seria viável, e para isso foram formulados e utilizados cordéis tendo como tema Sementes da Paixão. O trabalho foi realizado com alunos do curso de Técnico em Agropecuária, da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, localizada no Município de Lagoa Seca – PB. A atividade foi desenvolvida nas dependências da instituição. Como procedimento metodológico, após a leitura, foi utilizado um questionário para que se avaliasse a ferramenta quanto à eficácia e quanto à atualidade e receptividade do tema. Em todas as questões, que abordaram sobre a temática (se foi clara as informações, se o tema chamou a atenção, se já conhecia o tema, ou se o conhecimento foi ampliado depois da leitura) a grande maioria dos estudantes reponderam de forma positiva. Quando foi questionado, do mesmo modo, a eficiência e a viabilidade do cordel como ferramenta de ensino, quase uma totalidade afirmaram que era viável e também eficiente, além disso, menos da metade dos alunos disseram ter visto essa metodologia de ensino através dos cordéis. Depois da experiência juntamente com os estudantes, foi possível perceber o quanto é viável a utilização desse método para a compreensão de temas, percebeu-se também o quanto os alunos ficaram eufóricos e encantados com essa maneira de ensino.

Downloads

Publicado

2013-12-07

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)