14160 - Princípios da agroecologia versados em cordel: estratégia viável e eficiente
Palavras-chave:
Compreensão do tema, Regionalidade, Literatura,Resumo
Resumo: Muitas pessoas já ouviram falar sobre Agroecologia, mas ainda há uma confusa utilização do termo, gerando uma má conceituação e dificultando ainda mais a interpretação. Sendo o cordel uma prática cultural da região Nordeste, de fácil acesso e compreensão, este trabalho teve como propósito utilização da literatura de cordel como ferramenta alternativa para ensinar a agroecologia, avaliando ao fim, se esta ferramenta é de fato viável e eficaz. Os cordéis foram distribuídos para alunos do curso de Técnico em Agropecuária, da Escola Agrícola Assis Chateaubriand, localizada no município de Lagoa Seca – PB. Foi utilizado um questionário para que após a leitura dos versos, os alunos respondessem quanto à eficácia e quanto à atualidade e receptividade do tema. O inicio da atividade foi esclarecer qual o intuito da mesma, e o porquê deles terem sido convidados para tal. Todas as questões que tratavam da temática abordada tiveram um resultado positivo impressionante, quase a totalidade doa alunos afirmou que houve clareza em todas as informações contidas nos versos, disse que o tema teria utilidade no seu cotidiano, e também que o conhecimento havia sido ampliado após a prática. As questões que faziam menção quanto à utilização do cordel como ferramenta de ensino, não foi diferente, a generalidade dos alunos ratificaram que era eficiente e viável esta forma de ensino. Notou-se de forma bem clara e evidente, que a maioria das afirmações foram positivas, e de incentivo a continuidade do trabalho.Downloads
Publicado
2013-12-08
Edição
Seção
VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências