14152 - Mudanças sociais e ambientais no Assentamento Rural Sol da Manhã – Seropédica-RJ, por meio do despertar agroecológico

Autores

  • Diogo Linhares Fernandes Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

agricultura familiar, reforma agrária, sociedade agrária

Resumo

A dimensão do despertar agroecológico é visto neste trabalho como as mudanças ocorridas na forma de vida e de produção dos agricultores do Assentamento rural Sol da Manhã, em Seropédica-RJ, através das práticas sociais e de produção que se identificam com as propostas da agroecologia. Neste estudo apresentamos as características do modo de vida dos produtores pesquisados, utilizando de suas narrativas. Buscamos compreender desta forma como os órgãos de assistência rural de ensino, pesquisa e extensão dialogam com a realidade destes agricultores e agricultoras. Entendemos que além da precariedade das condições de moradia no assentamento, as ações destas instituições pouco tem se voltado para atender a qualidade de vida e condições de trabalho dos produtores pesquisados, necessitando assim que a dimensão sociocultural e política da agroecologia ultrapassem as perspectivas de assistência técnica de produção orgânica.

Biografia do Autor

  • Diogo Linhares Fernandes, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
    Técnico em Agropecuária Orgânica e estudante de Agronomia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Estagiário do projeto de extensão ao Assentamento Rural Sol da Manhã. Bolsista de apoio técnico.

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico