058 - Hortas escolares e práticas em educação ambiental como mediadores da construção do conhecimento agroecológico

Autores

  • Diogo Linhares FERNANDES UFRRJ
  • Diogo de Souza PINTO PPGEduc/UFRRJ
  • Lia Maria Teixeira OLIVEIRA DTPE-IE/UFRRJ

Palavras-chave:

Agroecologia, valores humanos e sociais, soberania alimentar.

Resumo

Este artigo é um ensaio sobre o desenvolvimento de oficinas em escolas do ensino fundamental com temas da Educação ambiental, mediado pelas práticas e concepções do saberes da Agroecologia. Não somente a perspectiva dos recursos naturais ou as práticas agrícolas orgânicas são temas da agroecologia, quando se têm como princípio a transição de uma agricultura com bases sustentáveis visando a formação por meio de valores humanos e sociais. Estes saberes, mediados pelas práticas da Educação Ambiental nas escolas podem articular além de uma abordagem técnica uma reflexão sobre a formação dos sujeitos capazes de gerir um sistema agrícola.

Downloads

Publicado

2012-10-13

Edição

Seção

IV Seminário de Agroecologia do Mato Grosso do Sul - Resumos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)