14243 - A valorização dos recursos naturais-locais como estratégia de convivência com o semiárido: o caso da Comunidade Bom Jesus, Assentamento Maceió – Itapipoca - CE

Autores

  • Karla Karolline de Jesus Abrantes Programa Residência Agrária/ Universidade Federal do Ceará
  • José Glaudervane Silva Programa Residência Agrária/ Universidade Federal do Ceará
  • Diana Mendes Cajado Programa Residência Agrária/ Universidade Federal do Ceará
  • Renata Paz Cândido Chaves Programa Residência Agrária/ Universidade Federal do Ceará
  • Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo

Resumo

Frente à problemática ambiental no âmbito rural, releva-se as tecnologias de manejo e produção da Agricultura Familiar observadas nos quintais produtivos da Comunidade Bom Jesus, localizada no Assentamento Rural Maceió, no município de Itapipoca/CE, como práticas de convivência com a região semiárida e alternativas adaptadas e simples, que se mostram contra o modelo convencional de agricultura, (re)ativadas, (re)inventadas e renovadas para a recuperação do solo e da biodiversidade dos ecossistemas. Portanto, o trabalho propõe explicitar as iniciativas dos/as protagonistas do campo, que juntamente com a Agroecologia, procuram modificar os círculos viciosos dos sistemas de produção agrícolas, trazendo de volta antigos conhecimentos. Visto que, em muitos casos, os hábitos de queimadas e o uso de venenos, considerados como fatores culturais, são provocados pela desinformação ou pela necessidade dos pacotes tecnológicos.

Biografia do Autor

  • Karla Karolline de Jesus Abrantes, Programa Residência Agrária/ Universidade Federal do Ceará
    Mestranda em Economia Rural – UFC Area: Quintais produtivos, agreocologia e gênero
  • José Glaudervane Silva, Programa Residência Agrária/ Universidade Federal do Ceará
    Mestrando em Economia Rural – UFC

Downloads

Publicado

2013-12-25

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Dinâmicas socioambientais e construção do conhecimento agroecológico

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)