Experiências educativas em Agroecologia do Programa Residência Agrária: quais os caminhos escolhidos pelos sujeitos?

Autores

  • Ivana Leila Carvalho Fernandes
  • Daniel Albiero
  • Gema Galgani Silveira Leite Esmeraldo
  • Diana Mendes Cajado
  • Renata Paz Candido Chaves

Palavras-chave:

Agroecologia, Educação do campo, Formação, Metodologias.

Resumo

A história do Programa Residência Agrária da Universidade Federal do Ceará (UFC) aponta para uma trajetória de busca e construção de conhecimentos e práticas que potencializem o processo de formação que desenvolve com estudantes das Ciências Agrárias e com jovens assentados das áreas de reforma agrária no Estado. Pensando num modelo de desenvolvimento sustentável para o campo, o PRA propõe, no processo de sua formação, a participação de diferentes sujeitos, o debates sobre temas que problematizam o desenvolvimento rural e a inclusão de metodologias que rompem com o modelo convencional de ensino nas universidades públicas. O objetivo do trabalho é apresentar a construção das experiências educativas em Agroecologia do Programa. Nesse sentido, aborda os caminhos teóricos e metodológicos escolhidos para este fim. Também trata dos princípios e valores que orientam as experiências construídas, considerando que o aprendizado é permanente no âmbito da formação desenvolvida pelo PRA.

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Publicado

2016-06-21

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