15037 - Educação do Campo ou Educação no Campo? A experiência na Escola Francisca Moreira de Freitas- Assentamento Mulungu- Tururu-CE.

Autores

  • Antonia Eridan Garcia Universidade Estadual Vale do Acaraú; Universidade Federal do Ceará; Programa Residência Agrária;
  • Ivana Leila Carvalho Fernandes
  • Diana Mendes Cajado
  • Daniel Albiero

Palavras-chave:

Vivência, Pedagogia, Prática Pedagógica.

Resumo

A experiência relatada foi realizada na escola Francisca Moreira de Freitas localizada no Assentamento Mulungu no município de Tururu-Ceará, na qual através do estágio de vivência do Programa Residência Agrária da Universidade Federal do Ceará onde realizo o estágio de vivência no qual a estudante pesquisadora faz parte, tendo como orientação a metodologia Pedagogia da Alternância realizada em dois tempos formativos: Tempo Universidade e Tempo Comunidade. O objetivo foi analisar/ observar/identificar as práticas e práticas pedagógicas utilizadas na Escola de Ensino Infantil e Fundamental do Escola Francisca Moreira de Freitas e se elas dialogam com as perceptivas da Educação do Campo Mediante o vivenciado foi possível reafirmar o interesse em aprofundar minhas pesquisas no âmbito da educação do campo infantil como um compromisso, pois compartilhar desta luta por uma educação que valorize a diversidade, os saberes, cultura, recursos naturais camponesa me faz um sujeito do campo.

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Publicado

2013-12-15

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências

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