15065 - Reforma agrária no Bioma Pampa: aspectos para repensar os métodos de desapropriação e distribuição de terras na Metade Sul do RS

Autores

  • Jefferson Marçal da Rocha Universidade Federal do Pampa
  • Francis Casagranda Zanella Universidade Federal do Pampa
  • Rafael Cabral Cruz Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

desenvolvimento rural sustentável, políticas públicas, compatibilidade,

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar as políticas de desapropriação e distribuição de terras que foram aplicadas na Metade Sul do RS e apontar alguns aspectos que repercutem no modo como os diferentes tipos de proprietários de terras se utilizam dos recursos naturais. A metodologia do trabalho consistiu de análises bibliográfica e documental e entrevistas com agentes qualificados envolvidos com as políticas de assentamento da Metade Sul do RS. Percebe-se que os grandes proprietários intensificaram seu modo de produção para evitar a desapropriação e os pequenos agricultores assentados estão submetidos a manejar de forma intensiva pequenas propriedades para seu sustento, ambos, portanto, se utilizam de estratégias produtivas pouco compatíveis com as características ambientais do bioma Pampa. Neste sentido este trabalho espera subsidiar futuras políticas compatíveis com os aspectos sociais, econômicos e ambientais que formaram o Bioma Pampa no RS.

Biografia do Autor

  • Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa
    Doutor em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa. Bolsista Produtividade CNPq 2.
  • Francis Casagranda Zanella, Universidade Federal do Pampa
    Acadêmico do curso de Bacharelado em Gestão Ambiental na Universidade Federal do Pampa. Bolsista de iniciação científica PROBIC Fapergs.
  • Rafael Cabral Cruz, Universidade Federal do Pampa
    Doutor em Ecologia. Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa. Bolsista Extensão CNPq.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Edição

Seção

VIII CBA-Agroecologia - Desenvolvimento Rural/Economia rural, socioeconomia e políticas públicas