A construção da estratégia de reprodução dos elementos endógenos no território Alto Camaquã a partir da diferenciação da carne de cordeiro

Autores

  • Douglas Cristiano Fischer Universidade da Região da Campanha
  • Francis Casagranda Zanella Universidade Federal do Pampa
  • Lieli Severo Pereira Universidade da Região da Campanha
  • Marcos Flávio Silva Borba Embrapa Pecuária Sul

Palavras-chave:

pecuária familiar, território, marca coletiva, bioma Pampa.

Resumo

Este relato de experiência apresenta a construção de uma estratégia de diferenciação de um produto tradicional, em função de qualidades derivadas da co-produção entre pecuaristas familiares e o meio ambiente natural. Apresenta-se o caso da pecuária familiar do território Alto Camaquã, que, a partir de suas formas de produção associadas ao manejo sustentável dos recursos naturais, vem construindo uma estratégia de diferenciação da carne de cordeiro a partir das características endógenas do território. O processo se orienta pelo fortalecimento de um circuito, que tem início na valorização dos recursos naturais enquanto componentes fundamentais da identidade e da qualidade dos produtos e serviços oriundos do território, que passa pela busca de reconhecimento da sociedade para estas qualidades, incluindo mecanismos que garantam a remuneração, para se conservar e reproduzir as características e recursos, recomeçando o ciclo.

Biografia do Autor

  • Douglas Cristiano Fischer, Universidade da Região da Campanha
    Bacharelando no curso de Medicina Veterinária na Universidade da Região da Campanha(URCAMP); Estagiário EMBRAPA.
  • Francis Casagranda Zanella, Universidade Federal do Pampa
    Bacharelando no curso de Gestão Ambiental na Universidade Federal do Pampa, Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS, membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Ciências Ambientais.
  • Lieli Severo Pereira, Universidade da Região da Campanha
    Bacharelando no curso de Medicina Veterinária na Universidade da Região da Campanha(URCAMP); Estagiário EMBRAPA.
  • Marcos Flávio Silva Borba, Embrapa Pecuária Sul
    Graduação em Medicina Veterinária pela Fundação Atila Taborda - Faculdades Unidas de Bagé, mestrado em Ciências Veterinárias pela Faculdade de Veterinária da UFRGS e doutorado em Sociologia, Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Cordoba, Espanha (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária no Laboratório de Estudos em Agroecologia e Recursos Naturais.

Downloads

Publicado

2014-12-09