A construção da estratégia de reprodução dos elementos endógenos no território Alto Camaquã a partir da diferenciação da carne de cordeiro
Palavras-chave:
pecuária familiar, território, marca coletiva, bioma Pampa.Resumo
Este relato de experiência apresenta a construção de uma estratégia de diferenciação de um produto tradicional, em função de qualidades derivadas da co-produção entre pecuaristas familiares e o meio ambiente natural. Apresenta-se o caso da pecuária familiar do território Alto Camaquã, que, a partir de suas formas de produção associadas ao manejo sustentável dos recursos naturais, vem construindo uma estratégia de diferenciação da carne de cordeiro a partir das características endógenas do território. O processo se orienta pelo fortalecimento de um circuito, que tem início na valorização dos recursos naturais enquanto componentes fundamentais da identidade e da qualidade dos produtos e serviços oriundos do território, que passa pela busca de reconhecimento da sociedade para estas qualidades, incluindo mecanismos que garantam a remuneração, para se conservar e reproduzir as características e recursos, recomeçando o ciclo.Downloads
Publicado
2014-12-09
Edição
Seção
IV Seminário de Agroecologia do DF e Entorno