A implantação da produção do arroz orgânico nos assentamentos rurais da Metade Sul do RS e sua contribuição para o desenvolvimento territorial sustentável

Autores

  • Francis Casagranda Zanella Universidade Federal do Pampa
  • Astrid Abel Universidade Católica Dom Bosco
  • Jefferson Marçal da Rocha Universidade Federal do Pampa

Palavras-chave:

MST, reforma agrária, agricultura familiar, bioma Pampa, campesinato

Resumo

Neste trabalho pretende-se analisar a implantação da produção de arroz orgânico nos assentamentos de reforma agrária na Metade Sul do Rio Grande do Sul a partir de uma dimensão histórica, com a formação socioeconômica da região e da constituição do bioma Pampa, e de uma abordagem exploratória, acerca da territorialização dos movimentos sociais de luta pela terra na região. Utilizou-se de informações bibliográficas e documentais, além de entrevistas com atores envolvidos com a produção de arroz orgânico. Considera-se que a implantação de assentamentos rurais contribuiu para uma nova perspectiva de produção agroecológica para a região. A produção de arroz orgânico, mesmo em processo inicial, se constitui em um importante mecanismo para o desenvolvimento territorial sustentável na Metade Sul, e sua contribuição para tal foi analisada a partir de pontos positivos e negativos identificados.

Biografia do Autor

  • Francis Casagranda Zanella, Universidade Federal do Pampa
    Bacharelando no curso de Gestão Ambiental, Bolsista de Iniciação Científica FAPERGS, membro do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade e do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Ciências Ambientais.
  • Astrid Abel, Universidade Católica Dom Bosco
    Graduação em Geografia, especialidade ambiente, no Institut de Géographie Alpine, Université Joseph Fourier, Grenoble. Atualmente concluindo o curso de Mestrado Erasmus Mundus em Desenvolvimento Territorial Sustentável, em conjunto da Universidade de Padova, Italia, da Universidade de Leuven, Belgica, Universidade Panthéon Sorbonne, Paris I, France, e Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, Brasil.
  • Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Pampa
    Graduação em Economia, Mestre em Desenvolvimento Regional, Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Lider do Grupo de Pesquisa Desenvolvimento, Meio Ambiente e Sociedade. Membro do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisas em Ciências Ambientais.

Downloads

Publicado

2014-12-09