Aspectos socioeconômicos, agronômicos e ambientais inerentes ao cultivo da mandioca sob bases agroecológicas no Cone Sul de Mato Grosso do Sul

Autores

  • Katia Maria Garicoix RECALDE Agênca de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, Mundo Novo, MS
  • Adriana Rita SANGALL Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS
  • Leandro Flávio CARNEIRO Universidade Federal de Goiás, Jataí, GO
  • Auro Akio OTSUBO Embrapa Agropecuária Oeste, Dourados MS
  • Luciana Ferreira da SILVA Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Dourados, MS
  • Milton Parron PADOVAN Embrapa Agropecuária Oeste/UFGD-Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e de Biologia Geral-Bioprospecção, Dourados, MS.

Palavras-chave:

Manihot esculenta, plantas infestantes, adubos verdes, agricultura familiar.

Resumo

: O estudo foi desenvolvido no Território do Cone Sul do estado de Mato Grosso do Sul, envolvendo quarenta e cinco famílias de agricultores tradicionais e assentados, no período de setembro a dezembro de 2012, objetivando conhecer e analisar aspectos socioeconômicos, agronômicos e ambientais concernentes ao cultivo da mandioca sob bases agroecológicas nesta região. Utilizou-se a metodologia de amostragem em bola de neve com intuito de conhecer os possíveis informantes-chave e os agricultores envolvidos com a cultura. Em cada unidade produtiva previamente identificada, realizou-se uma visita guiada e entrevistou-se o agricultor responsável a partir de um roteiro semiestruturado, contendo questões abertas e fechadas. Os resultados mostraram que a cultura da mandioca é a principal atividade para fins de geração de renda, com produtividade média entre 24 e 25 t ha-1 e, que há carência de pesquisas que contribuam para a redução do seu custo de produção em bases agroecológicas.

Downloads

Publicado

2015-02-21

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >>