Curso Técnico em Agroecologia no Instituto Federal do Paraná: Estado da Arte e Desafios

Autores

  • Gisele MOURO
  • Ellen DINIZ
  • José CARVALHO
  • Aline SOUZA
  • João SOUZA JUNIOR
  • Layla OLIVEIRA

Palavras-chave:

agricultura familiar, desenvolvimento rural, educação profissional.

Resumo

O objetivo deste trabalho é relatar o estado da arte e as situações desafiadoras do curso Técnico em Agroecologia nos câmpus do Instituto Federal do Paraná. A metodologia adotada consistiu no diálogo com docentes dos diferentes câmpus do IFPR, argüindo sobre questões pontuais sobre os cursos, na pesquisa em trabalhos já publicados, mediados pela impressão pessoal dos autores. As primeiras turmas foram implantadas no ano de 2010 em Ivaiporã, Irati e Campo Largo. Atualmente, somente Ivaiporã, Assis Chateaubriand e Irati continuam ofertando, com inserção da proposta do curso na modalidade integrada. Aumento da discussão sobre a ciência da agroecologia, implantação de Núcleos de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica e a articulação com a sociedade são avanços reconhecidos na área e a estruturação física dos cursos e inclusão dos sujeitos do campo, no sentido de garantir-lhes o acesso, a permanência e o êxito em sua formação, são desafios para o Curso Técnico em Agroecologia no Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências