Repensando Tempos e Espaços Educacionais: O Projeto Integrador como Recurso Metodológico no Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná Câmpus Ivaiporã

Autores

  • Gisele MOURO
  • Ellen DINIZ
  • Elma TEIXEIRA
  • Layla OLIVEIRA
  • Lucas LEN
  • Eweton SOUZA

Palavras-chave:

agricultura familiar, educação profissional, metodologias inovadoras

Resumo

O objetivo desta experiência é descrever como a realização do Projeto Integrador tem contribuído para a formação integral dos estudantes do Curso Técnico em Agroecologia do Instituto Federal do Paraná, Câmpus Ivaiporã. Tal projeto está formalizado como um componente curricular utilizado para a integralização do tempo comunidade, na proposta de alternância desenvolvida no curso. Estreitamento de vínculos entre estudantes e docentes, aplicação prática dos conhecimentos trabalhados no tempo escola, aproximação com diferentes atores do setor produtivo e do mundo do trabalho, enriquecimento do aprendizado, aumento do vínculo com o campo, leitura da realidade local e regional, capacitação para extensão e pesquisa são resultados da experiência da implementação do projeto integrador. O projeto integrador tem se efetivado proficuamente, configurando-se como instrumento desafiador de um modelo de educação convencional no Instituto Federal do Paraná.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Relatos de Experiências