Situação e análise das normas brasileiras de certificação orgânica para a criação de peixes

Autores

  • Betina MUELBERT Docente Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, PR.
  • Maude Regina de BORBA Docente Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Laranjeiras do Sul, PR.
  • José Simões NUNES Mestrando, Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável UFFS, Laranjeiras do Sul, PR.
  • Eliane REMOR Mestranda, Programa de Pós-graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável UFFS, Laranjeiras do Sul, PR.
  • Desieli Gomes AMORIN Acadêmica de graduação Curso de Engenharia de Aquicultura UFFS, Laranjeiras do Sul, PR.

Palavras-chave:

Piscicultura, Normas técnicas, Sistemas orgânicos.

Resumo

Normas para os sistemas orgânicos de produção aquícola são recentes no Brasil e existem poucas experiências integrando a produção de peixes em sistemas de base ecológica. Este trabalho objetivou analisar as normas publicadas em 2011 e verificar a situação atual desta certificação na criação de peixes no país. Foram realizadas pesquisas bibliográficas e documentais, bem como contato com técnicos que atuam na área. Não foram encontradas unidades produtivas certificadas para a produção destes animais e a análise das normas mostrou que existem entraves para sua implementação, tais como a falta de fontes alternativas alimentares para a criação de peixes. A norma é recente e os entraves só serão superados a medida que pesquisadores, técnicos e produtores se dediquem na construção de conhecimento na área.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos