Sistema Agroflorestal em bases agroecológicas: um estudo sobre a viabilidade econômica e os benefícios ambientais em uma propriedade no estado de Mato Grosso do Sul.

Autores

  • Paulo Alex NAKATA Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados, MS.
  • Fernando WOSGRAU Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD, Dourados, MS
  • Fabiano Greter MOREIRA Universidade Federal da Grande Dourados, Dourados, MS
  • Milton Parron PADOVAN Embrapa Agropecuária Oeste/UFGD-Programas de Pós-Graduação em Agronegócios e de Biologia Geral-Bioprospecção, Dourados, MS.

Palavras-chave:

Agronegócio, sustentabilidade, uso da terra

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um estudo sobre a viabilidade econômica e os benefícios ambientais de um Sistema Agroflorestal (SAF), em uma propriedade agrícola no município de Dourados, MS. A partir da entrevista com o produtor e observação in loco, foram levantadas as culturas plantadas e apurados os custos referentes à implantação, manejo e comercialização das espécies cultivadas, considerando apenas o limão Taiti e o palmito pupunha. Os principais resultados apontam que o sistema agroflorestal acarreta benefícios ambientais na propriedade como a supressão de adubos químicos, agrotóxicos, entre outros. Entretanto, a análise econômica demonstrada através do Valor Presente Líquido (VPL) e a Taxa Interna de Retorno (TIR), ferramentas utilizadas para análise de investimentos, se mostrou inviável do ponto de vista econômico até o momento, evidenciando a necessidade de cultivos de ciclo curto desde o início do sistema para fins de geração de renda.

Downloads

Publicado

2015-02-22

Edição

Seção

AGROECOL2014 - Trabalhos técnico-científicos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 7 8 9 10 11 12 13 > >>