Avaliação de cultivares de café arábica em sistema arborizada com frutiferas
Resumo
O objetivo desse trabalho foi avaliar cultivares de café em sistema orgânico arborizado com frutíferas. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental do Vale do Piranga da EPAMIG, Oratórios, MG, em delineamento de blocos casualizados com 18 cultivares e três repetições. Foram utilizados somente adubos permitidos para o cultivo orgânico. Na arborização utilizaram-se bananeiras nas linhas dos cafeeiros e abacateiros nas extremidades da área experimental. As cultivares foram classificadas em dois grupos para o vigor vegetativo, comprimento do internódio, severidade de bicho mineiro e carga pendente. A maior variabilidade entre as cultivares foi para a altura das plantas. Observaram-se baixa incidência de doenças e praga. Há variabilidade entre as cultivares no sistema avalido, que pode ser explorada em programas de melhoramento visando à seleção de cultivares adequadas a esse sistema de cultivo.Referências
HASHIZUME, H. et al. Comportamento de cafezal arborizado com bananeira na zona alta do Estado do Espírito Santo. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISAS CAFEEIRAS.8, 1980, Campos do Jordão, SP. Anais..., Rio de Janeiro: IBC/GERCA, 1980. p. 7-8.
LIMA, P. C. et al. Unidades experimentais de cafeeiros sob sistema de produção orgânica no município de Heliodora, Minas Gerais. In: SIMPÓSIO DE PESQUISA DOS CAFÉS DO BRASIL, 3, 2003, Porto Seguro, BA. Anais..., Brasília, DF: Embrapa-Café, 2003.
LIMA, P. C. et al. Arborização de cafezais no Brasil. In: REIS, P.R; CUNHA, R.L. (Ed.) Café arábica do plantio à colheita. Lavras, MG: EPAMIG Sul Minas, 2010. v. 1. cap. 14, p. 861-895.
Downloads
Publicado
2016-05-15
Edição
Seção
IX CBA 3. Sistemas de Produção Agroecológica.