Formação de agentes de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para atuação dialógica e agroecológica no Vale do São Francisco – BA
Resumo
Este trabalho apresenta a experiência de formação de Agentes de ATER para a Intervenção Sociotécnica, Participativa e Agroecológica desenvolvida pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos Sertão Agroecológico em parceria com o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, Instituto Agronômico de Pernambuco, e Escola Família Agrícola de Sobradinho/BA, realizada no corrente ano. O objetivo principal da formação foi capacitar os agentes de ATER a realizar intervenções de forma dialógica promovendo, ao mesmo tempo, a construção dos conhecimentos agroecológicos, à participação crítica e a construção da autonomia dos agricultores e suas comunidades. Como resultado das reflexões realizadas ao longo do processo formativo observou-se que a perspectiva de participação e construção dos conhecimentos deve perpassar a própria metodologia de formação dos agentes de ATER e que esta desse acontecer de forma continuada, ou seja, ao longo do próprio percurso profissional dos agentes.Referências
COELHO, France M. Gontijo. A arte das orientações técnicas no campo: concepções e métodos. Viçosa: Editora UFV, 2005. Revisado e ampliado. 2014;
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. 15ª Edição. São Paulo: Paz e Terra. 2011
KUMMER, L. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar. conceitos, ferramentas e vivências. - Salvador: GTZ, 2007.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências