Metodologias participativas na extensão rural agroecológica: reflexões da experiência vivenciada junto aos estudantes de cursos técnicos em agropecuária no Semiárido Nordestino

Autores

  • Cristiane Moraes Marinho
  • Moisés Félix de Carvalho Neto
  • Helder Ribeiro Freitas
  • Lucas Ricardo Souza Almeida
  • Railander de Oliveira Queiroz Souza

Palavras-chave:

Educação em Agroecologia, Articulação, Metodologias Participativas

Resumo

Este texto pretende apresentar e discutir a experiência da formação intitulada “Metodologias Participativas na Extensão Rural Agroecológica: Fundamentos e Práticas”, realizada no mês de maio de 2016 com estudantes dos cursos Técnicos em Agropecuária da Escola Família Agrícola de Sobradinho/BA (EFAS) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano - IF Sertão PE - campus Ouricuri. Entre outras coisas, pretendeu-se, por meio desta formação, promover a construção de conhecimentos para a atuação em processos de intervenção sociotécnica de caráter participativo e dialógico no âmbito das políticas públicas de promoção da agroecologia para a convivência com o Semiárido. A experiência levantou a importância da articulação entre diferentes sujeitos e instituições sociais na promoção do conhecimento agroecológico, a necessidade de interações para autoconhecimento destes e a importância de ações como esta para a superação de limitações postas à educação formal.

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Publicado

2017-07-31

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