Uso da Facilitação Gráfica na Construção do Conhecimento Agroecológico: Ênfase na Formação de ATER para Atuação Participativa na Perspectiva Agroecológica
Resumo
Os processos de intervenções técnicas no campo vêm sendo reformulados, em especial, aqueles que envolvem processos de consolidação e/ou transição agroecológica. A apropriação de ferramentas que auxiliam a construção do conhecimento nestes processos, são essências para o engajamento dos agricultores, das comunidades, dos técnicos e instituições. Este trabalho foi conduzido durante uma formação de agentes de ATER realizada pelo Núcleo de Pesquisa e Estudos em Agroecologia Sertão Agroecológico em parceria com o IRPAA, IPA e EFA de Sobradinho/BA. Ao longo da formação foram construídas facilitações gráficas que, para além de seus aspectos técnicos, pode promover a concretização de sínteses dos conteúdos trabalhados e debatidos na formação, além de ser uma forma mais direta, dinâmica e lúdica de relatoria. Constatou-se que este tipo de ferramenta gráfica pode conectar os pensamentos, fazer avaliações dos trabalhos em comunidades e promover melhor compreensão das metodologias participativas.Referências
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