Milheto utilizado como alimento alternativo para agricultores familiares
Resumo
O trabalho teve como objetivo obter um novo produto, um biscoito doce, a partir do uso das sementes do milheto. O trabalho foi desenvolvido pelos questionamentos dos agricultores familiares do Projeto de Assentamento Nossa Senhora de Fátima, Bananeiras/PB, sobre a funcionalidade das sementes de milheto. Por isso, foi realizado um experimento por uma análise sensorial do biscoito de milheto. Essa foi avaliada por 48 estudantes de graduação e professores do curso de Bacharelado em Agroecologia da Universidade Federal da Paraíba. Foram produzidas quatro receitas de biscoito doce, onde variou-se somente a quantidade de farinha de milheto. Verificou se a preferência a receita 1 em comparação com a receita 4, respectivamente, com menos e mais quantidade de farinha de milheto. Portanto, o beneficiamento de biscoito de milheto mostrou-se viável mediante a sua formulação simples como uma alternativa básica para a comercialização de um produto caseiro.Referências
CATELAN, Fernanda. Avaliação de grãos de Milheto (Pennisetum glaucum) na alimentação de coelhos em crescimento. 2010. 71 f. Tese (Doutorado) - Curso de Zootecnia, Universidade Estadual de Maringá, Maringá - PR, 2010.
FRANÇA, J. F., MARINI, F. S., VASCONCELOS, A., MONTEIRO, S. S., Silva, S. D. Perfil dos agricultores do Assentamento Nossa Senhora de Fátima, Bananeiras-PB. Cadernos de Agroecologia. v. 8, p. 1 – 5, 2013.’1
NETTO, D.A.M; DURÃES, F.O.M. (ed.). Milheto: tecnologias de produção e agronegócio. Brasília: Embrapa Informação Tecnológica/Milho e Sorgo. 2005. 451p.
NICOLAU SOBRINHO, W., SANTOS, R. V. D., SOUSA, A. A., VITAL, A. D. F. M., FARIAS JÚNIOR, J. A. FONTES DE ADUBAÇÃO NA CULTURA DO MILHETO NO SEMI-ÁRIDO. Agropecuária Científica no Semiárido. v. 04, p.48-54, 2008.