O extrativismo do babaçu (orbignya speciosa) como fonte alternativa de renda para os agricultores do assentamento Antônio Conselheiro – MT, Brasil

Autores

  • edineia souza nunes universidade estadual de mato grosso unemat
  • ronaldo jose neves universidade estadual de mato grosso unemat
  • arilson hoffmann universidade estadual de mato grosso unemat
  • Thiziane Helen lorenzon universidade estadual de mato grosso unemat
  • marcela de almeida universidade estadual de mato grosso unemat

Resumo

O extrativismo do babaçu tem contribuído para geração de renda de diversos agricultores familiares. Diante da necessidade de fontes alternativas de geração de renda para agricultores do assentamento Antônio Conselheiro – MT objetivou-se nesse estudo, contribuir com subsídios para incentivar a produção agroecológica a partir do extrativismo do babaçu nessa localidade. Para tanto, foram elaborados mapas e quantificações, através do Sistema de Informação Geográfica (SIG) e sensoriamento remoto, para análise do uso e cobertura da terra, no ano 2014. Constatou-se que dos 387,83 km² que compõe o assentamento, 42,67% refere-se à classe vegetação natural e 56,77% a áreas de uso antrópico; logo o extrativismo do babaçu mostrou-se favorável como alternativa à produção agroecológica e geração de renda para os agricultores familiares do assentamento em estudo, tendo em vista a alta incidência do babaçu nas áreas de vegetação natural.

Referências

AGUIAR, L. M. S., MACHADO, B. M.; MARINHO FILHO, J. A Diversidade Biológica do Cerrado. In: Cerrado: ecologia e caracterização. Embrapa Cerrados, 2004.

KLINK, C. A.; MACHADO, R. B. Conservation of the Brazilian Cerrado. Conservation Biology. Biol. v. 19, n 3, 2005.

BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Censo 2006. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/economia/agropecuaria/censoagro.pdf. Acesso em: 01.07.2014.

SANTOS, L.N; RODRIGUES, W; SILVA, M.S.R. Políticas de Desenvolvimento e Sustentabilidade para as Comunidades Agroextrativistas da Amazônia Legal. I Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade. Rio de Janeiro, 2012.

FERREIRA, A. M. N. O total aproveitamento do coco babaçu (Orbigynia oleofeira). Disponível em: http://bdm.unb.br/bitstream/10483/1928/1/2011_AntonioMarcosNeresFerreira.pdf. Acesso em 10.07.2014.

SOUZA, DE M. P.; BORRERO, M. A. V.; FILHO, T. A. S. Potencial para Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Babaçu no Médio e Baixo Rio Madeira – Porto Velho – RO. Revista de administração e negócios da Amazônia, v. 3, n. 2, 2011.

SOUZA, M. G. Determinação de As, Cd e Pb em amêndoas e mesocarpo de babaçu, sapucaia, xixá e castanha-do-pará por espectrometria de absorção atômica. Química Nova, vol. 32, n. 6, p. 1446, 2009.

Downloads

Publicado

2016-05-15

Edição

Seção

IX CBA 2. Estratégias de Desenvolvimento Socioeconômico.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 > >>