O PNAE como estratégia de segurança alimentar e geração de renda no município de São José dos Quatro Marcos, região Sudoeste Mato-grossense

Autores

  • Isabela Carina Souza Santana UNEMAT
  • Mauricio Ferreira Mendes UFG
  • Ademir Patrick Moura UNEMAT
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves UNEMAT
  • Ronaldo José Neves UNEMAT

Resumo

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) é um dos instrumentos responsáveis pela diversificação da alimentação escolar no Brasil, além de gerar renda para os agricultores. Objetivou-se identificar os agricultores familiares que acessam a política pública PNAE, os produtos comercializados e os valores gerados entre os anos de 2009 a 2014 no município de São José dos Quatro Marcos/MT. Os procedimentos metodológicos utilizados foram: pesquisa bibliográfica, coleta de dados órgão público e trabalhos de campo nos assentamentos Figueirinha e Santa Rosa. Nos últimos seis anos, setenta e um agricultores dos assentamentos citados comercializaram produtos da agricultura familiar via política pública PNAE, com grande variedade de frutas, verduras, tubérculos e cereais, gerando um valor de R$ 344.168,06, contribuindo assim para a diversificação da alimentação dos alunos e gerando renda para os agricultores familiares.

Biografia do Autor

  • Isabela Carina Souza Santana, UNEMAT
    Acadêmica do Curso de Agronomia
  • Mauricio Ferreira Mendes, UFG
    Aluno de Pós Graduação da UFG
  • Ademir Patrick Moura, UNEMAT
    Aluno das Pós da Graduação
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves, UNEMAT
    Docente da UNEMAT
  • Ronaldo José Neves, UNEMAT
    Docente da UNEMAT

Referências

BAVARESCO, P. A.; MAURO, F. Agricultura familiar brasileira no Programa Nacional de Alimentação Escolar: garantia de mercado aos agricultores e de segurança alimentar e nutricional aos alunos da rede pública de ensino. Disponível em: <http://www.rlc.fao.org/fileadmin/templates/fondobrasil/documentos/Foro_expertos/Articulos/Artigo_Pedro_Bavaresco.pdf>. Acesso em: 23 de mar. 2014.

BRASIL Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Agropecuário (2006). Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/>. Acesso em 30 de mar. 2015.

BRASIL. LEI N. 11.947, de16 de junho de 2009. Dispõe sobre o atendimento da alimentação escolar e do Programa Dinheiro Direto na Escola aos alunos da Educação Básica. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.htm>. Acesso em 23 de mar. 2015.

Fórum Brasileiro de Segurança alimentar e Nutricional (FBSAN). A terceirização da comida. Revista Proposta. a. 33, p. 57-61, 2009.

GUILHOTO, J.; ICHIHARA, S.; SILVEIRA, F. G.; DINIZ, B. P. C.; AZZONI, C.R.; MOREIRA, G.R.C. A importância da agricultura familiar no Brasil e em seus estados. Brasília: NEAD, 2007.

JUNQUEIRA, C. P.; LIMA, J. F. de. Políticas públicas para a agricultura familiar no Brasil. Semina: Ciências Sociais e Humanas, Londrina, v. 29, n. 2, p. 159-176, jul/dez. 2008.

MUNIZ, V. M; CARVALHO, A. T. O Programa Nacional de Alimentação Escolar em município do estado da Paraíba: um estudo sob o olhar dos beneficiários do Programa. Rev. Nutr, Campinas, v.20, n.3, maio/jun. 2007.

SANGALLI, A. R; SCHLINDWEIN, M. M. A. Contribuição Da Agricultura Familiar Para O Desenvolvimento Rural De Mato Grosso Do Sul-Brasil. Redes, v. 18, n. 3, p. 82-99, 2013.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>