Análise de um Estabelecimento Agrícola Familiar Localizado no Município De Brasil Novo-Pa Sobre a Dinâmica da Abordagem Sistêmica
Resumo
A agricultura praticada nas pequenas propriedades é caracterizada pelo sistema familiar, cujo desempenho nas atividades ligadas ao sistema de produção de cultivos ou de criações visa o benefício e o desenvolvimento da família como um todo. Assim na tentativa de compreender toda a estrutura social, econômica e reprodutiva de uma unidade de produção adotam-se os preceitos sistêmicos, que nada mais é do que o conjunto das interações entre o comando deste estabelecimento agrícola, constituído pela família e os diversos elementos constituintes que em interação dinâmica garantirão a evolução da unidade de produção familiar ao longo do tempo. Objetivou-se neste estudo de caso considerar por meio da abordagem sistêmica uma compreensão aprofundada sobre um estabelecimento agrícola familiar vista a partir do todo, onde suas relações internas e externas com o meio visam principalmente sua reprodutibilidade.Referências
REIJNTJES, C.; HAVERKORT, B.; WATERS-BAYER, A. A agricultura para o futuro: Uma introdução à agricultura sustentável e de baixo uso de uso de insumos externos. Traduzido por: John Cunha Comerford. Rio de Janeiro: ASPTA, 1994. p.31-45.
REYNAL, V. de ; MUCHAGATA, M.G.; CARDOSO, A. (organizadores). Funcionamento do estabelecimento agrícola, Versão 4.0. Apostila DAZ-NEAF-UFPA. Belém: Centro Agropecuário – UFPA, 1996.
SCHIMITZ, H. Abordagem sistêmica e a agricultura familiar. In: Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção, 2005, Aracaju. VI Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção, 2005.
Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências