Trabalho de campo na formação holística e crítica de estudantes de Agronomia: a experiência da disciplina de Desenvolvimento Rural - UFSM
Resumo
O ensino nas Universidades, em especial nos cursos de Agronomia, está baseado majoritariamente em uma formação tecnicista e analítica que dificulta a compreensão de realidades complexas. No entanto, existem espaços nas próprias Universidades que realizam uma abordagem distinta. É o caso da disciplina de Desenvolvimento Rural, do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Maria. A disciplina proporciona um contato com a realidade e a construção de uma visão holística do espaço rural através da realização de um trabalho de campo orientado pela Metodologia Análise Diagnóstico de Sistemas Agrário. Este artigo relata a experiência desenvolvida no município de Chiapetta/RS no segundo semestre de 2014. O exercício teórico-prático desenvolvido pela disciplina contribuiu para uma interpretação holística e crítica das dinâmicas existentes no espaço rural em questão, permitindo aos estudantes a identificação de ações técnicas adequadas aos diferentes contextos identificados.Downloads
Publicado
2016-05-18
Edição
Seção
IX CBA-Agroecologia / Relatos de Experiências